Back to first pageBack to first page Centre for Artificial Intelligence of UNL
Browse our site
You are here:

Publication details

Publication details
Main information
Resolução de Horários com Pesquisa Local Restringida
November 2011
Rold11
A produção de horários é um problema altamente combinatório dado o conjunto de restrições que envolve e as suas interdependências, bem como um conjunto de preferências e características de qualidade que são difíceis de especificar e mais ainda de quantificar. Nesta dissertação, é testada a utilização de pesquisa local restringida na produção de horários. Mais especificamente, são analisadas o tipo de restrições, preferências e medidas de qualidade que ocorrem na especificação de horários. Subsequentemente, após a análise das vizinhanças a utilizar na resolução destes problemas, implementou-se um protótipo na linguagem COMET, bem como as meta-heurísticas que se revelaram mais interessantes. O protótipo implementado foi testado com exemplos de horários produzidos na FCT/UNL.
M. Sc. dissertation
Francisco José de Abreu Roldão
Pedro Barahona
Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL
-
-
Export formats
Francisco José de Abreu Roldão, Resolução de Horários com Pesquisa Local Restringida, Pedro Barahona (superv.), Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, November 2011.
<b>Francisco José de Abreu Roldão</b>, <u>Resolução de Horários com Pesquisa Local Restringida</u>, <a href="http://centria.di.fct.unl.pt/people/members/view.php?code=7e27bc13fad97e99cd21ea6914d55659_amp_cscd=5c7578bd29ea8941eb3f7b5fbf699641" class="supervisor">Pedro Barahona</a> (superv.), Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, November 2011.
@mastersthesis {Rold11, author = {Francisco Jos{\'e} de Abreu Rold{\~a}o}, title = {Resolu\c{c}{\~a}o de Hor{\'a}rios com Pesquisa Local Restringida}, school = {Faculdade de Ci{\^e}ncias e Tecnologia da UNL}, note = {Pedro Barahona (superv.); }, abstract = {A produ\c{c}{\~a}o de hor{\'a}rios {\'e} um problema altamente combinat{\'o}rio dado o conjunto de restri\c{c}{\~o}es que envolve e as suas interdepend{\^e}ncias, bem como um conjunto de prefer{\^e}ncias e caracter\'{\i}sticas de qualidade que s{\~a}o dif\'{\i}ceis de especificar e mais ainda de quantificar. Nesta disserta\c{c}{\~a}o, {\'e} testada a utiliza\c{c}{\~a}o de pesquisa local restringida na produ\c{c}{\~a}o de hor{\'a}rios. Mais especificamente, s{\~a}o analisadas o tipo de restri\c{c}{\~o}es, prefer{\^e}ncias e medidas de qualidade que ocorrem na especifica\c{c}{\~a}o de hor{\'a}rios. Subsequentemente, ap{\'o}s a an{\'a}lise das vizinhan\c{c}as a utilizar na resolu\c{c}{\~a}o destes problemas, implementou-se um prot{\'o}tipo na linguagem COMET, bem como as meta-heur\'{\i}sticas que se revelaram mais interessantes. O prot{\'o}tipo implementado foi testado com exemplos de hor{\'a}rios produzidos na FCT/UNL.}, month = {November}, year = {2011}, }
Publication's urls
http://centria.di.fct.unl.pt/publications/view.php?code=c0bb0bd84eb4ee2dba1d7176b51efd63
http://centria.di.fct.unl.pt/publications/view.php?code=Rold11

Centre for Artificial Intelligence of UNL
Departamento de Informática, FCT/UNL
Quinta da Torre 2829-516 CAPARICA - Portugal
Tel. (+351) 21 294 8536 FAX (+351) 21 294 8541

POS_Conhecimento